Conheça a técnica que vai te ajudar a lidar com a ansiedade e o estresse
- Jucineia Brito
- 28 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de fev. de 2023

Você já reparou que quando estamos com a ansiedade muito elevada a nossa respiração fica mais ofegante e sentimos falta de ar, asfixia e tontura? Essa sensação é bastante desconfortável e pode inclusive aumentar a nossa ansieadade, por acreditar que algo de muito grave pode estar acontecendo conosco. Esse desconforto acontece porque quando estamos ansiosos respiramos de forma irregular, elevando mais o tórax do que o abdômen. Respirar dessa forma leva a um desequilíbrio do oxigênio e dióxido de carbono no corpo, sendo uma das causas dos sintomas físicos da ansiedade.
A respiração diafragmática é uma técnica que consiste em uma respiração lenta e profunda, na qual o ar deve ser inspirado pelo nariz e expirado pela boca no dobro de tempo utilizado na inspiração. Ao inspirar o abdômen deve ser expandido e não o tórax. A prática contínua é essencial para obtenção de resultados favoráveis.
Como a técnica de respiração profunda não é hábito pra você, é possível que tenha alguma dificuldade em colocá-la em prática. Por isso procurar um psicólogo é muito importante, pois além de orientar como praticar a respiração de forma adequada, vai te ajudar a compreender as causas da ansiedade e direcionar uma intervenção que seja adequada à sua necessidade.
As técnicas de relaxamento têm como objetivo diminuir os efeitos do estresse e da ansiedade no corpo. Sentir-se ansioso o tempo todo mantém o corpo em estado de alerta e pronto para o perigo. Nesse caso ocorrem sintomas como tensão muscular, aumento do rítmo cardíaco, pressão arterial elevada, dores, rigidez do maxilar, tremores, sudorese e fadiga, por exemplo.
Um dos pontos importantes para a prática da respiração profunda é aceitar que eventualmente, durante a execução da técnica, poderão surgir pensamentos e sentimentos capazes de dificultar a concentração. Pensamentos como "não consigo fazer isso" ou " será que estou fazendo certo" " preciso organizar as tarefas do trabalho" podem surgir. Mas o importante é manter o foco na respiração e no momento presente, sem que se sinta culpado pelos momentos de distração.
Muitos estudos já comprovaram os benefícios da prática da respiração diafragmática para o manejo do estresse e da ansiedade. No entanto, é possível que voçê não goste ou não se adapte. Caso não se sinta à vontade pra praticar existem outras técnicas de relaxamento que também são eficazes.
Procurar um profissional de saúde mental é muito importante para te ajudar não apenas no gerenciamento dos sintomas da ansiedade mas principalmente na compreensão das causas que estão desencadeando os sintomas. Muito importante lembrar que sentir ansiedade é normal, mas se ela for frequente, causar prejuizo e sofrimento pra sua vida, buscar ajuda de um profissional qualificado é fundamantal.
A terapia Cognitivo Comportamental é atualmente a abordagem com melhor evidência científica para tratar ansiedade e a maioria de outros transtornos mentais. Se precisar de ajuda, entre em contato através dos canais de atendimento.
Um abraço.
Fonte:
Carvalho. M. R., Malagris. L.E. N. & Rangé. B. (2019). Picoeducação em Terapia Cognitivo Comportamental. Sinopsys.
Roemer. L. ORsillo.S. (2010). A prática da Terapia Cognitivo Comportamental baseada em mindfulness e aceitação. Artmed.
Comentários